Leia para seu filho
Essa brincadeira gostosa, que estreita os laços familiares, também ajuda
no desenvolvimento pedagógico e psicológico da criança e
deve ser encarada com seriedade.
Ouvir e contar histórias relaxa, aumenta o vocabulário, melhora a dicção, desenvolve a criatividade e o raciocínio lógico nas crianças.
"Era uma vez" é o começo de uma história que pode fazer toda a diferença no desenvolvimento infantil. Quando sentamos com os pequenos para ler um livro ou contar uma historinha, mais do que um mundo encantado de fantasia, eles estão descortinando uma verdadeira experiência de aprendizado. Mas, como toda brincadeira de criança, a "contação" é coisa séria.
Contar e ler um relato deve ser algo prazeroso. É por meio dessas atividades, e do contato com o imaginário e com a ficção, que meninos e meninas descobrem e expressam sentimentos que não conheciam ou ainda não eram capazes de compreender. Enquanto os personagens enfrentam coisas estranhas, a garotada tem contato com o medo, o ciúme e o luto. Em um diálogo interno, adquirem conceitos e vivenciam experiências valiosas. Cada conto que a criança conta contribui para a construção de um autorretrato para o qual ela pode olhar, pensar e mudar.
O famoso "senta que lá vem história" não tem momento certo ou idade mínima para começar. A paulistana Laura Volponi Medeiros, de 2 anos e meio, já era uma ouvinte atenta mesmo antes de nascer. "Quando estava grávida de Laura, minha mulher se sentava na cadeira e, enquanto namorava a barriga, lia um monte de livros", conta o pai da menina, o vendedor Wellington Medeiros. Como uma esponja, a criança tende a absorver tudo que os adultos ao seu redor fazem. É assim que ela aprende, por imitação e repetição. Portanto, se os pais lêem, as chances de os filhos se tornarem leitores é enorme.
Falar em verbos, não importa se trata de ler ou de contar histórias, ambos desenvolvem a criatividade, a imaginação e o raciocínio lógico da meninada. Estudos indicam, inclusive, que a leitura em voz alta na primeira infância melhora o desempenho escolar. Permitir que os pequenos inventem novos finais deixa a brincadeira ainda mais estimulante, ao desenhar, modelar ou recontar uma história, a criança põe para fora fatos do seu próprio mundo.
Ler ou ouvir histórias traz benefícios ao corpo e à mente infantis. Fim!
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